Mangueira fora de especificação causa vazamento de amônia

Cedo, numa manhã de julho de 2009, um caminhão-tanque de amônia anidra estava sendo descarregado para um tanque de armazenagem em uma fábrica na Carolina do Sul, EUA, usando uma mangueira do próprio caminhão-tanque.

Logo após o início da transferência, a mangueira se rompeu, liberando uma nuvem de gás amônia, um gás tóxico. A nuvem de gás atravessou uma rodovia, atingindo uma área arborizada, onde se dissipou. Uma motorista atravessou a nuvem de gás e, aparentemente, saiu da estrada. Ela saiu do seu carro e posteriormente morreu devido à exposição à amônia.

Quatorze pessoas necessitaram de assistência médica e sete foram tratadas com problemas respiratórios e liberadas no mesmo dia. Moradores da área foram avisados a não saírem de casa e a rodovia foi fechada por várias horas. Aproximadamente 3.200 kg de amônia vazaram.

A investigação descobriu que uma provável causa da ruptura, foi a utilização de uma mangueira que não era quimicamente compatível com amônia anidra. Outras causas contribuintes foram a adoção de procedimentos de descarga inadequados, e inspeção inadequada da mangueira de descarregamento. A mangueira utilizada para descarregar amônia estava claramente identificada com “SOMENTE PARA TRANSFERÊNCIA DE GLP” (Gás Liquefeito de Petróleo).

A empresa de transporte descobriu que em um de seus caminhões de GLP havia uma mangueira para descarga de amônia, e que muito provavelmente as mangueiras foram trocadas algum tempo antes do acidente. A mangueira incorreta que se rompeu já devia ter sido usada antes para descarregar amônia, de 2 a 12 vezes.

 

O que você pode fazer?

• Verifique sempre se está usando a mangueira correta nas operações de carga ou descarga. Tenha especial cuidado se estiver usando uma mangueira que já venha no caminhão de entrega.

• Leia os rótulos e avisos das mangueiras e solicite ajuda se não tiver certeza se a mangueira é a apropriada.

• Inspecione sempre as mangueiras verificando danos, incluindo aquelas que vêm no caminhão. Não use mangueiras que não estejam em boas condições. Inspecione também juntas e acessórios utilizados com as mangueiras.

• Armazene adequadamente as mangueiras para evitar que sejam dobradas, esmagadas, ou danificadas.

• Siga os requisitos de sua fábrica para inspeção e substituição de todas as mangueiras.

• Se você costuma descarregar materiais com mangueiras que vêm com os caminhões de entrega e observar que as mangueiras parecem diferentes, peça a alguém para verificar se elas são adequadas à utilização.

Rua Guaipa, 110 – São Paulo – SP +55 11 3641.9825 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Prestadora de serviços técnicos dedicados à redução de riscos. Saiba mais..

      

Cadastre-se em nossa newsletter!

JoomShaper