Teste de Estanqueidade

O que é Estanqueidade?

Estanqueidade é um neologismo que significa estanque, hermético, “sem vazamento”, em inglês no-leak, ou seja, é a definição dada a um produto que está isento de furos, trincas ou porosidades que possam deixar sair ou entrar parte de seu conteúdo.

Com exceção do teste de imersão na água ou espuma de sabão, os métodos eletrônicos conhecidos detectam apenas se está ocorrendo ou não algum vazamento, não identificando a origem. Porém, eventualmente e dependendo do aparelho, pode informar o tipo de gás misturado no ambiente.

Os sistemas que operam com gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e GN (Gás Natural) devem passar por testes de estanqueidade para verificação de vazamentos na época de sua instalação e posteriormente nos períodos de manutenção que são definidos por um profissional habilitado e/ou órgãos competentes (Corpo de Bombeiros).

As inspeções periódicas verificam a condição na qual as redes foram instaladas, o material que foi utilizado, o tempo da instalação e a data da última manutenção.

Qual o objetivo do Teste de Estanqueidade?

Os testes têm como objetivo detectar as condições de estanqueidade das tubulações de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN), seguindo as normas da ABNT e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.

Além de testes em redes de gases combustíveis, existem situações no âmbito industrial em que se faz necessário testes em tubulações de produtos tóxicos/corrosivos.

Em postos de gasolina exige-se teste de estanqueidade nos tanques subterrâneos de armazenagem de combustíveis. Essa medida visa preservar o meio ambiente.

 

O que é AVCB?

O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento concedido pelo poder público estadual (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar) que certifica o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e a regularidade da edificação/instalação na data da vistoria.

Um dos itens exigidos para a emissão do AVCB é a realização do teste de estanqueidade quando existirem instalações canalizadas de gases combustíveis.

Precedendo o teste, emite-se a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) competente e, após concluído o teste de estanqueidade será emitido um laudo técnico conclusivo sobre os resultados obtidos, assinado pelo engenheiro responsável. 

Sem a certificação representada pelo AVCB, é justo que uma seguradora se negue a pagar ou reduza a indenização em caso de um sinistro.

Observações Relevantes:

- Todo Teste de estanqueidade deve seguir rigorosamente Normas Técnicas (ABNT), Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e orientações dos fornecedores de Gás Natural.

- O teste de estanqueidade deve ser realizado periodicamente a cada 12 meses.

 

      Veja também:

      Atendimento a Norma Regulamentadora NR-13

      As Tubulações e a Norma Regulamentadora NR-13 

Rua Guaipa, 110 – São Paulo – SP +55 11 3641.9825 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Prestadora de serviços técnicos dedicados à redução de riscos. Saiba mais..

      

Cadastre-se em nossa newsletter!

JoomShaper