Com exceção do teste de imersão na água ou espuma de sabão, os métodos eletrônicos conhecidos detectam apenas se está ocorrendo ou não algum vazamento, não identificando a origem. Porém, eventualmente e dependendo do aparelho, pode informar o tipo de gás misturado no ambiente.
Os sistemas que operam com gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e GN (Gás Natural) devem passar por testes de estanqueidade para verificação de vazamentos na época de sua instalação e posteriormente nos períodos de manutenção que são definidos por um profissional habilitado e/ou órgãos competentes (Corpo de Bombeiros).
As inspeções periódicas verificam a condição na qual as redes foram instaladas, o material que foi utilizado, o tempo da instalação e a data da última manutenção.
Qual o objetivo do Teste de Estanqueidade?
Os testes têm como objetivo detectar as condições de estanqueidade das tubulações de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e Gás Natural (GN), seguindo as normas da ABNT e instruções técnicas do Corpo de Bombeiros.
Além de testes em redes de gases combustíveis, existem situações no âmbito industrial em que se faz necessário testes em tubulações de produtos tóxicos/corrosivos.
Em postos de gasolina exige-se teste de estanqueidade nos tanques subterrâneos de armazenagem de combustíveis. Essa medida visa preservar o meio ambiente.
O que é AVCB?
O AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um documento concedido pelo poder público estadual (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar) que certifica o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e a regularidade da edificação/instalação na data da vistoria.
Um dos itens exigidos para a emissão do AVCB é a realização do teste de estanqueidade quando existirem instalações canalizadas de gases combustíveis.
Precedendo o teste, emite-se a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) competente e, após concluído o teste de estanqueidade será emitido um laudo técnico conclusivo sobre os resultados obtidos, assinado pelo engenheiro responsável.
Sem a certificação representada pelo AVCB, é justo que uma seguradora se negue a pagar ou reduza a indenização em caso de um sinistro.
Observações Relevantes:
- Todo Teste de estanqueidade deve seguir rigorosamente Normas Técnicas (ABNT), Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e orientações dos fornecedores de Gás Natural.
- O teste de estanqueidade deve ser realizado periodicamente a cada 12 meses.
Veja também: